O livro “Mulheres Voluntárias: Experiências Empreendedoras no Terceiro Setor”, de autoria de Fábio Ribas e Maria Helena Antunes, relata a trajetória das mulheres voluntárias do Arrastão – Movimento de Promoção Humana, criado em 1968 para atuar com populações da periferia de São Paulo, e as trajetórias de outras seis mulheres, cuja atuação em diferentes áreas sociais tem trazido uma contribuição importante para a estruturação do terceiro setor.
As personagens escolhidas são mulheres de perfis diversos quanto à formação pessoal, experiência profissional e origem social; atuam em áreas tão variadas como ação comunitária, saúde, apoio a famílias de baixa renda, estímulo ao envolvimento de empresas em projetos sociais, educação, alimentação, moradia, profissionalização de jovens carentes, além de outras.
Segundo os autores, “as mulheres retratadas articulam o sentido prático e a firmeza de princípios, distanciando-se tanto do ativismo quanto da teoria descomprometida com a realidade. Percebem a necessidade de organizar sua ação em programas com objetivos claros, métodos estruturados e foco em resultados. Procuram ampliar a eficácia da ação social com boas práticas de gestão das entidades sociais. Fazem com que a assistência deixe de ser objeto de favores, para ser concebida como direito. Criam redes de solidariedade por meio de parcerias com o Estado, com empresários e com as entidades da sociedade civil, para a consolidação de um trabalho em que o carisma e a técnica ajudam na construção da cidadania”.
“Mulheres Voluntárias: Experiências Empreendedoras no Terceiro Setor” é uma publicação da Editora Prêmio. A obra pode ser adquirida no Arrastão - Movimento de Promoção Humana. Os recursos arrecadados com a venda são inteiramente revertidos para as atividades sociais desta entidade que atende atualmente cerca de 600 crianças e adolescentes e mais de 1000 adultos no Bairro do Campo Limpo, em São Paulo.
Quem sou eu
- Alunas de pedagogia:
- Claudia, Cristiane, Daiane, Elaine, Luciana, Sheila, Vanessa O., Vanessa S. Estamos pesquisando o terceiro setor,mais precisamente, a mulher no terceiro setor, criamos este blog para compartilhar um pouco de nossas pesquisas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário