Rua: João da Silveira Franco, 215
Jardim Esplanada - Jundiaí - S.P.
13202-030
Tel: 11 - 4587-7556

história da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho é, antes de tudo, uma história de amor e generosidade ao próximo, iniciada por um casal sem filhos que, em vida, deixa seus bens para este trabalho social.
Foram pioneiros em uma época que não se falava de responsabilidade social como no momento atual.
Fundada em 1957, com foco na área educacional oferece cursos de formação humana e formal até nível técnico básico, para pessoas interessadas, originárias de população de baixa renda. Nosso público é formado por crianças, jovens e adultos.
Tem 6 unidades de ensino, 5 em Jundiaí e 1 em Araçariguama. Cada unidade atende em media 200 crianças e jovens. São projetos que visão o desenvolvimento integral do individuo.
Conta na sua equipe com profissionais da área educacional, saúde e tecnologia.Um trabalho iniciado com 30 crianças atendeu em 2008 aproximadamente 2379 pessoas em seus diversos projetos.
A unidade visitada foi TALITA KUM - OFICINAS EDUCACIONAIS
Foi no passado um abrigo e hoje funciona como unidade aberta à comunidade.
Fundamentada no projeto "Sentinelas do Amanhã" a unidade oferece oficinas educacionais de formação profissional para o primeiro emprego. Além disso, dá ênfase à formação humana.
Este projeto atende meninas com idades entre 10 e 16 anos. Todas as meninas freqüentam a escola pública regular e participam das atividades no horário oposto ao da escola. Nesta unidade são realizadas diversas atividades, entre as quais destacamos:
Apoio Escolar
Teatro
Dança
Iniciação Musical
Iniciação à Informática
Oficina de Reciclagem de Papel
Artesanato.


Artesanatos produzidos na instituição nas oficinas de aprendizagem
Considerações Finais
Foi um prazer conhecer melhor o terceiro setor, pois era algo que até se ouvia falar, porém não se sabia exatamente o que era.
Esta pesquisa contribuiu não só para esclarecimento, mas também para abrirmos os nossos olhos para o trabalho voluntário.
Nesta instituição visitada, por exemplo, o forte dela é o trabalho com a humanização, os ex – alunos e seus familiares sempre voltam para trabalhar e outros ainda, acabam fundando outras ONGs.
Em tempo em que os vizinhos nem se conhecem, é muito bom saber da existência e conhecer pessoas que se preocupam com o próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário