A Rede Mulher de Educação
Criada em 1980, a Rede Mulher de Educação é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que promove e facilita a interconexão entre grupos de mulheres em todo o Brasil, constituindo uma rede de serviços em educação popular feminista.
A Rede Mulher de Educação desenvolve ações junto a mulheres e homens, de grupos e instituições mistas, comprometidos com relações humanas sem nenhum tipo de subordinação/dominação. Tais ações visam a fortalecer a capacidade de enfrentamento das desigualdades de gênero, a superação do sexismo nas organizações e a valorização das diferentes contribuições femininas à sociedade.
A metodologia da RME baseia-se na promoção da auto-estima e da participação crítica e criativa de cada pessoa, como sujeito ativo de seu desenvolvimento pessoal e do processo de transformação social, dentro de uma perspectiva cidadã e democrática. Explicita a inter-relação entre o cotidiano, o local e o global como espaços de luta política.
Momentos de uma trajetória
--Anos 80
Pesquisa participante com Clubes de Mães das Zonas Leste e Sul da cidade de São Paulo
Processo Constituinte: articulação de mais de 750 grupos populares de mulheres. Emenda popular sobre os direitos da mulher
Diálogo intenso com entidades de educação popular e feminista da América Latina: fundação da REPEM– Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do Caribe
Programa de Formação de Educadoras Populares para os Direitos da Mulher
Processo de Desenvolvimento Organizacional: o Tear e a Trama
ECO-92: Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis
Beijing 95: articulação para a IV Conferência Mundial sobre a Mulher
Programa Interconexões: colocando em contato pessoas ou grupos que sabem e fazem com pessoas ou grupos que querem saber e fazer.
1994: A RME define-se como Escola de Formação de Multiplicadoras em Gênero e Liderança
--2000
Atuação
A Rede Mulher de Educação desenvolve atividades de formação, pesquisa, comunicação e de articulação visando ao fortalecimento e desenvolvimento de competências técnicas e políticas de pessoas, grupos e organizações. Contribui para a ampliação do poder de influência destes junto a outros setores da sociedade e nas políticas públicas locais, regionais e nacionais. Tendo como foco Gênero e Liderança, o trabalho da RME está vinculado a três eixos estratégicos:
Formação: Sistematização e desenvolvimento de metodologias; formação continuada de formadoras e formadores; formação de lideranças transformadoras rurais e urbanas; assessoria; intercâmbio; produção de materiais educativos.
Educomunicação: Comunicação para trabalho em rede; serviços de interconexões; Informativo Cunhary; comunicação e lobby; leitura crítica dos meios de comunicação; gênero e novas tecnologias; RME na web.
Empoderamento Institucional: Fortalecimento Institucional de organizações de mulheres; metodologias de gênero e planejamento; análise de gênero no ciclo de projetos; desenvolvimento de redes institucionais; articulação interinstitucional.
Quem sou eu
- Alunas de pedagogia:
- Claudia, Cristiane, Daiane, Elaine, Luciana, Sheila, Vanessa O., Vanessa S. Estamos pesquisando o terceiro setor,mais precisamente, a mulher no terceiro setor, criamos este blog para compartilhar um pouco de nossas pesquisas
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário